Wednesday, April 26, 2006

MANUEL, BANDEIRA DO BRASIL



CANÇÃO DAS DUAS ÍNDIAS

Entre estas Índias de leste
E as Índias ocidentais
Meu Deus que distância enorme
Quantos Oceanos Pacíficos

Quantos bancos de corais
Quantas frias latitudes!
Ilhas que a tormenta arrasa
Que os terremotos subvertem
Desoladas Marambaias
Sirtes sereias Medéias
Púbis a não poder mais
Altos como a estrela-d'alva
Longínquos como Oceanias
- Brancas, sobrenaturais
Oh inacessíveis praias!...

********************

O CACTO

Aquele cacto lembrava os gestos desesperados da estatuária!
Laocoonte constrangido pelas serpentes.
Ugolino e os filhos esfaimados.
Evocava também o seco nordeste, carnaubais, catingas...
Era enorme, mesmo para esta terra de feracidades excepcionais.
Um dia um tufão furibundo abateu-o pela raiz.
O cacto tombou atravessado na rua,
Quebrou os beirais do casario fronteiro,
Impediu o trânsito de bondes, automóveis, carroças,
Arrebentou os cabos elétricos e durante vinte e quatro horas privou a cidade de iluminação e energia:
- Era belo, áspero, intratável.


**********************

CONSOADA

Quando a indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito bons Merrel. Bela atualização. Consoada é um de meus poemas favoritos.

8:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

maravilhoso! que linda homenagem! se esse ovo fosse de páscoa... já teria sido devorado!

beijos
Day

9:40 AM  
Anonymous Anonymous said...

Lindo, lindo, lindooooooooo
Beijos

5:43 PM  
Blogger Saramar said...

Meu Deus, que enormidade de belezas! Não consigo mais sair daqui e quando saio, volto correndo para ler mais um pedacinho.
Obrigada, muito obrigada.

Beijos

8:05 PM  
Blogger parla marieta said...

tu sei meravigliosa.
saudades
baci

7:45 PM  
Blogger parla marieta said...

que delìcia de atualizacao,Minha Dulce Mel.
yo te amo, em portuguës, italiano anche españnol.
baci
ainda estou aqui, querida.
morta de saudades.

10:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não tenho mais do que o sábado para visitar os blogs amigos.
Mas sempre que estou prestes a clicar no seu link, já começo a sorrir: sei, antes mesmo de abrir a página, que encontrarei algum fantástico.

Beijos
NG

7:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vim ler de novo. bjs.

1:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Minha Élena de São Sebastião do Rio de Janeiro,
O dia de hoje acordou fresco, céu azul e mar ligeiramente crispado... Lindo, por assim dizer!
Lembrei-me do Rio, das calçadas policromáticas, das ondas
do mar... Lembrei-me de você.

5:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Merci d'avoir un blog interessant

5:09 AM  

Post a Comment

<< Home


Web Hosting Services