Sunday, November 30, 2008

MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM
Imagem: Maria Helena Bandeira


- Boa tarde. Recebi este papel dizendo que eu deveria me apresentar aqui hoje.
- Segundo Piso. Próximo.
- Como assim Segundo Piso? Aqui está escrito Primeiro.
- Você se apresenta no Primeiro e eu encaminho pro segundo. Próximo!

****

- Recebi este papel e a moça do Primeiro Piso me mandou pra cá.
- Como era o nome da moça, Senhor?
- Não sei, ela não me disse, só mandou que eu...
- Sem o nome da pessoa que o encaminhou não posso fazer nada. O senhor vai ter que voltar e se informar. Próximo.

****

- Senhor, está furando a fila...
- Mas eu estive aqui, lembra? Só preciso saber seu nome porque a moça do Segundo Piso...
- Sinto , Senhor, mas precisa esperar na fila.

****

- Pronto, está aqui
- O que?
- O nome da moça do Primeiro Piso. A outra atendente me disse que precisava esta informação.
- Tem o CPF?
- Está aqui.
- Mas este é o seu CPF!
- Claro, sou eu.
- O senhor não entendeu. O CPF da pessoa que o encaminhou ao Segundo Piso.
- Mas ninguém me disse nada! A outra atendente disse que eu precisava apenas do nome!
- Sinto ,senhor, vai ter que voltar ao Primeiro Piso

****

- Moça, já perdi quatro horas em duas filas, mas consegui o CPF da atendente que me encaminhou.
- Muito bem, Senhor, agora vou carimbar seu protocolo e pode se dirigir ao Terceiro Piso.
- Como assim? Eu nem sei o motivo de ter sido chamado! Vim porque o comunicado era urgente e poderiam suspender meu pagamento. Você pode ao menos me informar qual é o assunto?
- Sinto, senhor, minha função é verificar os dados do Primeiro Piso. Próximo!

****

- Estou vindo do Segundo Piso após ser encaminhado pelo Primeiro Piso atendente ***, CPF ***
- Quem o encaminhou do Segundo Piso? Preciso do nome e CPF do atendente
- Nãooooooo ! Vai começar tudo de novo? Não dá para você simplesmente me dizer porque fui convocado com urgência a este departamento?
- Sinto, senhor, estas não são as minhas funções. Próximo.

****
- Este é o décimo piso?
- É sim. O último.
- Nem acredito! Trouxe o nome e o CPF dos atendentes de todos os andares anteriores.
- Muito bem, senhor. Em que posso serví-lo?
- Recebi esta convocação urgente.
- Deixa eu ver o papel. Carteira de identidade e CPF por favor.
- Está tudo aqui: Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Sócio do Flamengo, Plano de Saúde, cartão do SUS...
- Cartão do SUS?.. Não vai dar.
- Qual é o problema?
- Os segurados do SUS devem comparecer ao prédio em frente, mesmo departamento, Primeiro Piso.
- E você deve comparecer diante de São Pedro!

****
- O que houve?
- Mais um segurado tentou assassinar um atendente. Depois se jogou pela janela dizendo que ia procurar o Primeiro Piso
- Tem doido pra tudo. Próximo.

4 Comments:

Blogger Octavio Aragão said...

MHell, se Kafka trabalhasse na Universidade Federal do Espírito Santo, teria escrito esse conto. :-D

11:16 AM  
Blogger Flavio Moutinho said...

Ótimo!!! Mhel, você já viu/leu "Os doze trabalhos de Asterix"? Um deles é conseguir um carimbo num documento, tendo que atravessar uma repartição extremamente burocrática. E dá-lhe fila aqui, senha acolá...

2:18 PM  
Blogger Rogers Silva said...

muito bom esse texto! extremamente engraçado, do tipo que faz rir mesmo. qualquer semelhança com a realidade brasileira é mera coincidência?

10:52 AM  
Blogger John said...

Ah, mas isso porque esses burocratas nunca tiveram de atender Jack Bauer...lembre-se: uma vez os dinossauros olharam torto para Bauer, uma vez...

9:29 AM  

Post a Comment

<< Home


Web Hosting Services